O livro sobre a fortificação do Nilo é, como todas as publicações desta natureza, fruto de uma investigação aturada feita em arquivos e bibliotecas em que, na Egiptologia, a História Militar é um tema pouco observado.
As fortalezas construídas na Baixa Núbia pelos Faraós da XII dinastia do Império permitiram ao Antigo Egipto controlar a fronteira entre este e o Kuch.
Os diferentes tipos de fortaleza construídos estão, pelas características de cada uma, interligados, complementando-se entre si.
As fortalezas foram construídas e localizadas tendo em consideração o tipo de terreno e as necessidades de defesa do território e o apoio logístico das campanhas militares.
As fortificações egípcias foram a base do domínio e o centro do comando militar, político, administrativo e comercial de toda a Baixa Núbia. A riqueza bibliográfica e os mapas gráficos e plantas sobre as fortalezas, constantes do livro reforçam o interesse sobre o tema tratado.
A Revista Militar felicita o historiador Eduardo Ferreira pela publicação deste livro agradecendo o volume que lhe foi ofertado para o acervo.