Nº 2604 - Janeiro de 2019
Mensagem Institucional do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro
Almirante
António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro

Foi em pleno reinado de D. Maria II, numa época que viu nascer os grandes escritores Antero de Quental e Eça de Queirós, e assistiu à despedida de outros, como Almeida Garrett, que 26 oficiais da Armada e do Exército firmaram, em 1 de dezembro de 1848, o Acordo fundador da Revista Militar. Comemoram-se, este mês, os 170 anos do seu primeiro número, publicado em janeiro de 1849.

Desde então, a Revista Militar testemunhou grandes mudanças e acontecimentos a nível nacional e mundial, incluindo a implantação da República, os conflitos em África e a subsequente independência dos territórios ultramarinos, duas guerras mundiais, a queda do muro de Berlim e o surgimento da internet e da atual revolução digital, que tem posto termo a muitos órgãos de imprensa escrita, outrora de existência inquestionável.

Todavia, nenhum destes marcos históricos abalou a Revista Militar, nestes 170 anos de plena atividade, sendo hoje o órgão mais antigo da imprensa militar mundial com publicação ininterrupta.

Tal feito, verdadeiramente extraordinário, é fruto da persistência, excelência, rigor e relevância do trabalho produzido pelos sócios e colaboradores, que permitiu reunir na Revista Militar um acervo de artigos de valor inestimável, tanto para as Forças Armadas como para Portugal.

Com efeito, a livre e responsável exposição de ideias, opiniões, estudos e reflexões, em temas tão relevantes e distintos – que abrangem desde os assuntos da guerra e da paz, à organização e funcionamento das Forças Arma-
das, passando pelas suas missões, desafios atuais e emergentes, e perspetivas de evolução geopolítica e geoestratégica – tornam a Revista Militar um órgão essencial para a dinamização do conhecimento no domínio transdisciplinar das Ciências Militares.

É, pois, com um sentimento de enorme orgulho e satisfação que, na qualidade de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e sócio desde 1998, me associo às comemorações da relevantíssima efeméride dos 170 anos da Revista Militar, felicitando todos aqueles que, com o seu esforço, dedicação e perseverança, garantem a qualidade, o rigor e a utilidade desta publicação para a Instituição Militar e para o País que servimos.

Gerar artigo em pdf
2019-05-24
15-16
118
118
REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia