Foi em pleno reinado de D. Maria II, numa época que viu nascer os grandes escritores Antero de Quental e Eça de Queirós, e assistiu à despedida de outros, como Almeida Garrett, que 26 oficiais da Armada e do Exército firmaram, em 1 de dezembro de 1848, o Acordo fundador da Revista Militar. Comemoram-se, este mês, os 170 anos do seu primeiro número, publicado em janeiro de 1849.
Desde então, a Revista Militar testemunhou grandes mudanças e acontecimentos a nível nacional e mundial, incluindo a implantação da República, os conflitos em África e a subsequente independência dos territórios ultramarinos, duas guerras mundiais, a queda do muro de Berlim e o surgimento da internet e da atual revolução digital, que tem posto termo a muitos órgãos de imprensa escrita, outrora de existência inquestionável.
Todavia, nenhum destes marcos históricos abalou a Revista Militar, nestes 170 anos de plena atividade, sendo hoje o órgão mais antigo da imprensa militar mundial com publicação ininterrupta.
Tal feito, verdadeiramente extraordinário, é fruto da persistência, excelência, rigor e relevância do trabalho produzido pelos sócios e colaboradores, que permitiu reunir na Revista Militar um acervo de artigos de valor inestimável, tanto para as Forças Armadas como para Portugal.
Com efeito, a livre e responsável exposição de ideias, opiniões, estudos e reflexões, em temas tão relevantes e distintos – que abrangem desde os assuntos da guerra e da paz, à organização e funcionamento das Forças Arma-
das, passando pelas suas missões, desafios atuais e emergentes, e perspetivas de evolução geopolítica e geoestratégica – tornam a Revista Militar um órgão essencial para a dinamização do conhecimento no domínio transdisciplinar das Ciências Militares.
É, pois, com um sentimento de enorme orgulho e satisfação que, na qualidade de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e sócio desde 1998, me associo às comemorações da relevantíssima efeméride dos 170 anos da Revista Militar, felicitando todos aqueles que, com o seu esforço, dedicação e perseverança, garantem a qualidade, o rigor e a utilidade desta publicação para a Instituição Militar e para o País que servimos.
O almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro nasceu em Pombal a 14 de Outubro de 1957. Ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974. É atualmente o Almirante Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
O almirante António Silva Ribeiro é sócio da Revista Militar.