Bicentenário da Independência do Brasil
7 de setembro de 2022
A Revista Militar (RM) dedica à efeméride o presente número temático que tem a colaboração da Biblioteca do Exército, na sequência da realização do Ciclo de Conferências Os Exércitos e a Independência do Brasil – 2021 a 2023, que decorreu em 22 de novembro de 2021, na Direção de História e Cultura Militar, em Lisboa, coordenado pelas Bibliotecas dos Exércitos de Portugal e do Brasil, no qual participaram o Prof. Doutor Sérgio Veludo Coelho, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, e o Tenente-coronel QCO Wagner Alcides de Souza, da Diretoria do Património Histórico e Cultural do Exército do Brasil, que apresentaram as comunicações “Do Exército do Reino de Portugal ao Exército do Reino do Brasil – continuidades e rupturas” e “O desejo irrealizável – O Império Luso-Brasileiro”, respetivamente.
As comunicações deram origem aos artigos que se publicam nesta edição da RM, a que se juntam os artigos “A engenharia militar lusitana e a grandeza do Brasil” e “Uniformes dos Regimentos do Reino e Conquistas”, do General Marcio Tadeu Bettega Bergo, Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, e do Prof. Doutor Pedro Soares Branco, diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, respetivamente, que aceitaram os convites para colaborarem nesta edição evocativa.
Na oportunidade, a par de uma Bibliografia da RM, no âmbito da independência do Brasil, são republicadas quatro crónicas internas alusivas à construção e à inauguração da estátua de D. Pedro IV, localizada na Praça do Rossio, em Lisboa:
– [“Colocação da primeira pedra para a estátua de D. Pedro IV”] (1852);
– “Memória a D. Pedro IV no Rossio de Lisboa” (1864);
– “Sobre o mesmo assunto” (1864);
– “Inauguração da estátua de D. Pedro IV” (1870).
A Direção da RM agradece o apoio do Exército Português, através da Direção de História e Cultura Militar e da Biblioteca do Exército, bem como da Comissão Portuguesa de História Militar para publicação deste número temático. Fica aqui também uma nota de reconhecimento aos autores pelos contributos das excelentes colaborações.