Nº 2479/2480 - Agosto/Setembro 2008
CRÓNICAS II - Crónicas Bibliográficas

A Ameaça Global - O Império em Cheque

 
 
O nosso Sócio Efectivo, General José Alberto Loureiro dos Santos, publicou recentemente mais uma obra de reflexão estratégica, na linha de pensamento a que nos habituou, intitulada “A Ameaça Global - O Império em Cheque”.
 
Trata-se, como refere o Autor, de um conjunto de Crónicas sobre o conflito armado no Iraque, por si publicadas regularmente na imprensa diária nacional e outras inéditas, que cobrem o período de Agosto de 2002 a Março de 2008. Numa cronologia que segue os seis anos de guerra, o Autor deixa-nos importantes reflexões sobre as causas e natureza desta guerra actual e sobre as envolventes da Estratégia que nela estiveram e estão presentes, cobrindo as áreas das Relações Internacionais e, com maior relevo, as componentes da Estratégia Militar.
 
Cobrindo um tempo histórico, a obra é mais uma análise dos factores que influenciam a guerra e aqueles que nela combatem, pelo que constitui uma obra de referência para quem se debruçar sobre este conflito militar do século XXI e a Estratégia que influenciará as guerras do futuro.
 
A Revista Militar felicita o Autor por mais este seu contributo para o pensamento militar nacional, que traz prestígio para a Instituição Militar e para a sua cultura.
 
Gabriel Augusto do Espírito Santo
General, Presidente da Direcção da Revista Militar
 
 
 

 

O Exército e a Ruptura da Ordem Política em Portugal, 1820 - 1974

 
 
O Major de Infantaria, Abílio Pires Lousada é Autor da obra “O Exército e a Ruptura da Ordem Política em Portugal, 1820 - 1974”, que a Editora Prefácio publicou e enviou à nossa Redacção.
 
O Autor pertence a esta nova geração de Oficiais do Exército que muito prestigiam a Instituição pelo seu saber, rigor de análise e empenho numa formação contínua e diversificada, que fazem jus ao que um dia disse Diogo do Couto: Nunca a pena embotou a lança.
 
À sua formação de Oficial de Infantaria, o Major Pires Lousada acrescentou um Mestrado em Estratégia, e pós-graduações em Relações Internacionais e História, sendo Professor desta cadeira na Academia Militar.
 
É com estas qualificações que o Autor analisa um fenómeno sempre estudado e jamais concluído que se relaciona com as relações civis-militares nas sociedades e que procura encontrar respostas para a intervenção dos militares na vida política dos estados. Permanentemente analisado por outros autores nacionais e estrangeiros, o período da vida nacional entre o início do constitucionalismo (1820) e a restauração do regime democrático (1974), e a interferência do Exército na política, é visto com imparcialidade e sem paixão ideológica pelo Major Lousada, que à sua análise traz o rigor de factos e o sentir da visão militar.
 
A Revista Militar felicita o Autor por este seu trabalho, que prestigia a Instituição Militar, e incentiva o a continuar as suas análises para bem da cultura militar e nacional.
 
Gabriel Augusto do Espírito Santo
General, Presidente da Direcção da Revista Militar
 
General
Gabriel Augusto do Espírito Santo
Gerar artigo em pdf
2009-01-16
0-0
1520
6
Avatar image

General

Gabriel Augusto do Espírito Santo

Nasceu em Bragança em 8 de Outubro de 1935.

É General do Exército, na situação de Reforma desde o ano 2000, depois de ter servido nas Forças Armadas Portuguesas durante 49 anos.

Além de Tirocínios e Estágios na sua Arma de origem possui os Cursos da Escola do Exército (Artilharia), Curso Complementar de Estado-Maior e Curso Superior de Comando e Direcção (Instituto de Altos Estudos Militares), Curso de Comando e Estado-Maior (Brasil) e o Curso do Colégio de Defesa Nato (Roma).

Falecido em 17 de outubro de 2014.

REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia