A LUTA POLÍTICA EM PORTUGAL NOS FINAIS DO ANTIGO REGIME
I - A PROPOSTA DE REFORMA DO EXÉRCITO DE 1803
O Dr. Manuel Amaral, numa edição da Tribuna da História (que tanto tem contribuído para a historiografia militar portuguesa), apresenta-nos agora um livro de muito interesse, oportuno e que vem trazer novas contribuições para a História do Exército Português. Trata-se do Primeiro volume de “A luta política em Portugal nos finais do Antigo Regime”, que versa o tema da Reforma do Exército em 1803.
Esta obra, com uma Apresentação notável sobre o período de transição do século XVIII para o século XIX e as necessidades de reorganização dos instrumentos militares que resultavam das “guerras da revolução em França”, focaliza-se no caso português e na reorganização do Exército em 1803.
Reorganização que não foi concluída, mas que depois foi em parte retomada em 1809, quando Portugal teve de enfrentar invasões de tropas napoleónicas.
A presente obra é o primeiro documento exaustivo sobre aquela reforma, o pensamento que a orientava e as resistências encontradas, que conhecemos.
Constitui, a par de outras abordagens, um documento essencial para a História do Exército Português, pelo que felicitamos o Apresentador e a Editora por mais este contributo que amavelmente enviaram à Revista Militar, que agradece a contribuição para a sua Biblioteca.
General Gabriel Augusto do Espírito Santo
Presidente da Direcção da Revista Militar