Luiz Paulo Macedo Carvalho
A Revista Militar teve conhecimento de que, no passado dia 13 de Fevereiro tinha falecido no Brasil um seu colaborador: o Coronel de Artilharia e Estado-Maior Luiz Paulo Macedo Carvalho. Militar de valor do Exército da Nação Irmã era um amante da Nação portuguesa, por laços de ascendência, por conhecimento profundo da sua realidade e por convicção. A sua morte inesperada colheu-nos de surpresa, já que há pouco tempo tinha estado entre nós durante o Congresso Internacional de História Militar, onde era sempre figura presente representando o seu País e para onde trazia comunicações de elevado interesse.
A sua formação militar tinha começado na Academia Militar das Agulhas Negras, onde concluiu o curso de Artilharia em 1954. Frequentou depois a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, onde adquiriu o grau de Doutor em Conhecimentos Militares, o Royal Army Educational Center e o Staff College, do Reino Unido, onde obteve o grau de Mestre em Arte da Guerra e na prestigiada Escola Superior de Guerra do Brasil, onde concluiu o Curso sobre Geopolítica Brasileira. Frequentou ainda cursos de especialização no Brasil e nos EUA.
A par da sua formação militar, o Coronel Macedo Carvalho desenvolveu sempre uma actividade académica muito ligada à História Militar, às Relações Internacionais e à Cultura da Defesa. Interveniente activo nestes assuntos no espaço da América Latina não esqueceu as suas raízes europeias. Na História que uniu Brasil e Portugal, nas raízes culturais e militares das duas Nações e na Imprensa e Instituições que cimentavam as suas relações, a actividade do Luiz Paulo era contagiante.
Além da sua colaboração frequente na Revista Militar, o Coronel Macedo era membro honorário da Academia Portuguesa da História, da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e do Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro.
Ligado a Instituições de Cidadania e de Cultura do seu País era membro de várias Associações ligadas à História e Imprensa Militares, na América do Sul, dos EUA e da Europa. Além de Ensaios publicados, deixou a sua colaboração impressa nas Revistas Agulhas Negras, A Defesa Nacional, Revista do Exército Brasileiro, Cultura do Exército Brasileiro, Revista Militar e Jornal do Exército de Portugal, Military Review, Joint Force Quarterly, dos EUA, Mastil Internacional, Jornal do Comércio, Jornal do Brasil, Revista do Clube Militar, Revista do Clube Naval.
Foi Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (1995-2004), Membro da Comissão Nacional do V Centenário do Descobrimento do Brasil, Professor na UNIRIO e na Universidade de S.Paulo, Presidente do Conselho Editorial da Biblioteca do Exército, Director-Presidente de A Defesa Nacional e Conselheiro da Confederação Nacional do Comércio.
Além de Condecorações nacionais e estrangeiras era, também, Grande Oficial da Ordem Infante D. Henrique.
O Coronel Macedo Carvalho deixa saudade nos seus amigos portugueses. Ao Exército Brasileiro e à Família enlutada, as sentidas condolências da Revista Militar e dos Amigos de Portugal, que recordam o Luiz Paulo dos tempos passados em conjunto na ECEME da Praia Vermelha.
Gabriel Augusto do Espírito Santo,
General do Exército,
Diplomado da ECEME,1969.