No dia 22 de novembro, o Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, visitou as Oficinas Gerais de Material Aeronáutica, em Alverca, por ocasião do seu 95º aniversário.
Após uma apresentação da atividade da empresa, o Presidente da República percorreu vários hangares das oficinas onde se realiza a manutenção e de fabrico de alguns componentes para aeronaves.
O Exercício “Lusitano 2013”, decorreu no arquipélago da Madeira, de 18 a 27 de novembro de 2013, envolvendo meios dos três ramos das Forças Armadas, com o objetivo de estudar uma catástrofe natural e uma crise de segurança na região.
O exercício integrou mil militares, sendo o seu planeamento e comando da responsabilidade do CEMGFA, através do seu Comando Operacional Conjunto, envolvendo outros departamentos do Estado, designadamente, o Ministério da Defesa Nacional e o Serviço Regional de Proteção Civil.
Na visita que efetuou ao exercício, o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, proferiu um discurso, de que salientamos as seguintes partes: “As Forças Armadas estão com total capacidade operacional para poderem intervir em cenários desta natureza”; a realização dum exercício desta natureza era muito importante por mostrar “a capacidade das Forças Armadas para responder a situações de natureza excecional, nomeadamente, através da intervenção da Força de Reação Imediata“; e, ainda, que “quando é necessário intervir num cenário real, é por força de muito treino (…) que as Forças Armadas conseguem e que dão tranquilidade e segurança aos portugueses”.
Neste exercício participaram, com o estatuto de observadores, membros das Forças Armadas da França, Itália, Marrocos, Líbia e Mauritânia, convidados no âmbito da presidência portuguesa da ‘Iniciativa 5+5 Defesa’.
A equipa portuguesa do 6º INTAKE da European Union Training Mission-Somalia (EUTM-Somalia), deslocou-se, no dia 13 de novembro, à Escola Primária de Kaicumu, na região de Bihanga, no Uganda, com o objetivo de apoiar a comunidade escolar residente.
Os militares portugueses entregaram material escolar diverso e ainda um apoio financeiro de 450.000 xelins ugandeses, cerca de 150 euros. O donativo foi angariado pela equipa portuguesa, aquando das comemorações do Dia do Exército Português, no Bihanga Training Center, no Uganda.
Esta ação solidária teve como objetivo apoiar as infraestruturas escolares e contribuir para o aperfeiçoamento das condições de aprendizagem de aproximadamente cento e quarenta alunos, entre os 3 os 11 anos de idade.
Uma escolta militar do 7º Contingente Nacional da ISAF, comandada pelo Coronel Vitor Manuel Meireles dos Santos, deslocou-se a Cabul para a realização de uma cerimónia de homenagem ao 1Sargento ‘CMD’ João Paulo Roma Pereira que, a 18 de novembro de 2005 perdeu a vida no cumprimento do dever.
A homenagem constou na deposição de uma coroa de flores e de uma oração no local, tendo sido precedida de uma celebração eucarística, em Kaia.
Realizou-se, entre os dias 5 e 7 de novembro de 2013, o Exercício de Ciberdefesa do Exército, “CIBERPERSEU 2013”, que visou exercitar e avaliar a capacidade de resposta do Exército face à ocorrência de ciberataques de âmbito nacional ou internacional que, afetando as Comunicações e Sistemas de Informação (CSI), que suportam o Comando e Controlo (C2) do Exército, podem por em causa a obtenção da Superioridade de Informação das Forças Terrestres.
O exercício serviu, ainda, para a condução de ações de treino especializado, de teste e validação de procedimentos operacionais e técnicos, a desenvolver por parte dos utilizadores da rede e da infraestrutura de resposta e mitigação de incidentes de segurança informática, contribuindo assim para a consolidação da edificação da capacidade de Ciberdefesa no Exército.
Destaca-se a participação, na qualidade de jogadores ou de observadores, de uma quantidade muito significativa de instituições, organismos e empresas do Estado e da sociedade civil, que aproveitaram o Exercício para testar os seus processos internos.
O Centro de Investigação da Academia da Força Aérea (CIAFA) esteve presente, de 14 a 17 de novembro de 2013, no primeiro Festival Internacional de Inovação e Criatividade organizado em Portugal, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
O “stand” do Centro foi visitado por cerca de 56000 visitantes que tiveram a oportunidade de conhecer os seus projetos de investigação em curso, nomeadamente, os três sistemas aéreos não-tripulados (UAV,) o ANTEX, ALFA e ALFA-EXTENDED, concebidos, construídos, instrumentados e testados pelos seus alunos.
Vogal do Conselho Fiscal da Revista Militar.
Autor das Crónicas Militares Nacionais da Revista Militar.