Major-General Hélio Augusto Esteves Felgas
No passado dia 23 de Junho deixou-nos o Major-General Hélio Augusto Esteves Felgas, que tinha nascido no dia 20 de Agosto de 1920 e era Sócio Efectivo da Empresa da Revista Militar desde 16 de Dezembro de 1947, o que o tornava o decano da nossa Empresa.
Oficial de Infantaria, cujo Curso concluiu na Escola do Exército em 1941, ao longo de uma carreira militar no serviço activo de 41 anos a Nota de Assentos do Major-General Hélio Felgas reflecte uma vida dedicada ao pensamento e à acção, revelando qualidades excepcionais na sua formação contínua, na transmissão dos conhecimentos adquiridos, na acção de comando e de combatente como Oficial do Exército.
Ao seu Curso de Infantaria, juntou os Cursos de Promoção a Capitão (EPI), de Oficial Superior e de Altos Comandos (IAEM) e os Cursos de Altos Estudos Coloniais (Escola Superior Colonial), Curso de Língua Inglesa e o Curso de Língua Russa, formação que a par do seu interesse pelas questões do Ultramar Português e ao facto de ter servido nas ex-Províncias da Guiné, Timor, Moçambique e Angola (onde desempenhou funções de Governador de Distrito), o qualificaram para transmitir os seus conhecimentos em diversas obras e artigos publicados e ser Professor Catedrático da 25ª Cadeira (Estudos Ultramarinos) da Escola do Exército.
Colaborador assíduo da Revista Militar, de 1947 a 1989 nela publicou cerca de 85 artigos e comentários, cobrindo diversos assuntos com predomínio para os assuntos do Ultramar, tendo recebido os prémios Angola e Moçambique conferidos pela Empresa e sido agraciado com graus da Ordem de Santiago da Espada e do Infante D. Henrique.
Tendo prestado serviço em diversas Unidades da sua Arma, na Guarda Fiscal, no Estado-Maior do Exército e no Gabinete do Ministro do Exército, foi em operações militares, no Teatro de Operações da Guiné, no Comando de Batalhão e de Agrupamento, que as suas qualidades de comando e de combatente o distinguiram, sendo essas qualidades reconhecidas com as medalhas de ouro de Serviços Distintos com Palma, Cruz de Guerra (1ª e 3ª classes) e o grau de Cavaleiro da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.
O Major-General Hélio Felgas foi um dedicado Sócio Efectivo da Revista Militar, de que seguia as actividades e com quem frequentemente contactava, já que a sua doença o impedia de nos visitar. Prestamos aqui homenagem a essa dedicação, saber, cultura e portuguesismo e evocamos a sua figura com saudade.
À Família enlutada a Revista Militar apresenta as sentidas condolências.
Gabriel Augusto do Espírito Santo
General do Exército, Presidente da Direcção da Revista Militar